A visão feminina do mundo da bola no Pará.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

A Grande Final

Há alguns anos, o Campeonato Paraense deixou de ser “só dos times da Capital”. Desde 2008 os times do interior começaram a evoluir e gradativamente, com isso, as disputas pelos títulos também começaram a ter novos personagens.


Neste sábado teremos uma final entre Paysandu e São Francisco. O Bicolor chegou a final depois de se tornar campeão do primeiro turno em cima do Clube Remo, vencendo nas penalidades, após o jogo terminar empatado em 1x1. Para o Leão Santareno chegar a final, teve de enfrentar o Cametá, time que venceu por 3x0, no Barbalhão, consagrando-se campeão do segundo turno.
Na história, o Paysandu detém 45 títulos se tornando o time maior vitorioso do Campeonato. Já o São Francisco, depois de jogar por muitos anos apenas campeonatos municipais, voltou a participar da segundinha em 2010. E de volta à elite, busca o seu primeiro título.

Diferentemente do Paysandu que é detentor de muitos títulos, é Campeão dos Campões e tem dois títulos da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, encontrando-se hoje em duas finais de Campeonato, Paraense e a Copa Verde. E vai disputar mais uma vez a serie B, buscando um acesso para a elite do Futebol Brasileiro.
 A trajetória do São Francisco no Futebol é um pouco conturbada. Sua melhor participação no estadual havia sido em 1998, quando alcançou o quarto lugar e ganhou vaga na Série C. Porém não conseguiu passar para fase final, sendo eliminado pelo São Raimundo/MA e ficando em 19º na colocação geral (entre 65 participantes). Em 2000, ano que foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Paraense, o clube disputou sua última partida oficial, restringindo-se a disputar apenas campeonatos municipais. Em 2010, com a criação do sócio torcedor e ajuda da torcida, o Leão se reestruturou. A torcida que foi responsável pela sua volta lotou o seu estádio em 2011 para assistir à volta dele a elite do Futebol Paraense.

Sábado, o Parazão terá mais um capítulo da sua história escrito. Às 18h00, a final se iniciará no Mangueirão, com ingressos custando 30 reais (arquibancada) e com expectativa de “casa cheia”.
Foto: Fernando Torres/AscomPSC



Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Inscreva-se

Translate

Tecnologia do Blogger.