A visão feminina do mundo da bola no Pará.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Prazer, meu nome é São Francisco

(Foto: Tamara Saré)
Nascido em 1929, mais precisamente no dia 30 de outubro daquele ano, me tornei a agramiação de futebol que conseguiu sobreviver por mais tempo na minha cidade. Fui criado por jovens sem grandes pretensões, mas acabei mudando.

No começo de tudo, eu me chamava São Francisco Sport Clube e eu usava preto e branco, acreditem, mas tudo por falta de opção no comércio de Santarém. Pouco depois surgiria meu maior rival, São Raimundo, que acabou utilizando as mesmas cores e que permaneceu com elas. Mais tarde, eu me tornei azulino.

No meu primeiro Campeonato Santareno, em 1949, não disputei o torneio até seu fim. Achava errado que os jogadores adversários pudessem usar de violência sem ser punidos. No ano seguinte, voltei a disputá-lo e por 7 anos consecutivos (1950, 1951, 1952, 1953, 1954, 1955, 1956), fui campeão de Santarém.

Eu mudei, em 1997 fui campeão da segundinha de forma invicta, conquistando o direito de disputar a primeira divisão do Parazão, fiz uma grande campanha no Campeonato Estadual, fiquei em 4º lugar e garanti uma vaga na terceira divisão nacional, onde também fiz uma boa participação e quase fui para a fase final, porém meu rival me eliminou nos pênaltis e eu fiquei em 19º lugar, de sessenta e cinco clubes participantes.

Em 2000, tive meu ano mais difícil, fui rebaixado no Paraense e disputei minha última partida oficial. Depois do Parazão, entrei em uma crise financeira e tive que me afastar um pouco. Fiquei jogando alguns campeonatos municipais por nove anos, tudo parecia perdido, até que em 2010 resolvi voltar. O começo foi bastante complicado, joguei a segundinha, mas mesmo sendo um dos favoritos ao acesso, meu passado não falou mais alto e fiquei na última posição do meu grupo, sem nem conseguir classificar para as fases finais.

Em 2011, fiz uma campanha fantástica na segunda divisão e com o apoio da minha torcida, que nunca me abandonou, venci o Time Negra por 3x1 e garanti meu acesso à primeira divisão do Campeonato Paraense. Fui vice-campeão naquele ano.

No ano passado, venci a Taça Estado do Pará, minha maior campanha no Parazão. Acabei sendo vice-campeão do Estadual, perdi a final para o Paysandu. Isso me garantiu uma vaga na Série D e a oportunidade de disputar pela primeira vez a Copa do Brasil, os bons anos finalmente pareciam voltar, eu estava feliz e minha torcida também.

Este ano está sendo difícil novamente, pelo menos no Campeonato Paraense. Porém tem uma coisa que ainda está falando mais alto dentro de mim, escrevi mais um capítulo da minha enorme história, na minha primeira participação na Copa do Brasil, consegui chegar na segunda fase, eliminei o Botafogo-PB, que era líder do Campeonato Paraíbano, vencendo-o por 3x0. Essa semana sofri a eliminação no Mineirão e mesmo tendo doído, sei que comecei a escrever um pedaço pequeno de algo que pode ser enorme.

Prazer, eu sou o São Francisco Futebol Clube, o Leão Santareno. A cada dia luto para que minha história se perpetue, mesmo com todas as dificuldades e mesmo tendo que lutar por espaço dentro do meu próprio estado. Eu tenho muitos sonhos ainda para serem realizados e com a minha enorme torcida me apoiando, sei que vou realizar muitos deles.

“Nós sabemos do desafio, mas quando dizemos a Deus o tamanho do nosso problema, Ele pergunta qual o tamanho da sua fé?”


Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Inscreva-se

Translate

Tecnologia do Blogger.