A visão feminina do mundo da bola no Pará.

terça-feira, 15 de março de 2016

Duas competições em uma

FOTO: Elailson Santos (Clássico Rai X Fran realizado em 2012)

Uma competição paralela, incorporada ao campeonato estadual paraense se desenvolve e a cada rodada esta fica ainda mais acirrada. Estamos falando da disputa pela vaga no Campeonato Brasileiro Série D. Neste certame (com o Águia já garantido devido ao rebaixamento ocorrido em 2015) Independente, São Francisco e São Raimundo se destacam. O Galo na frente com 09 pontos, seguido pelos times santarenos, ambos com 08 pontos cada.



Ainda faltam 04 rodadas para o término da fase de grupos do Parazão, e o último* (ver nota de edição) representante paraense na competição nacional ainda está longe de ser definido.


Paragominas, Parauapebas, Tapajós e Cametá, correm por fora na luta pela vaga. 

Já na próxima rodada o time de Tucuruí tem a difícil missão de vencer o Remo em Belém para garantir a liderança frente ao concorrentes diretos. São Francisco enfrenta o Paragominas e São Raimundo o Cametá. 

Confira a tabela abaixo com a pontuação geral até o momento:

*Times que ainda não estrearam no 2° Turno do Parazão
A ânsia pela definição se torna maior se lembrarmos que este ano há novidades: os 40 times que disputarão a serie D em 2016 já estarão garantidos para a competição em 2017, segundo o Oficio DCO/GER 777/15 enviado pela CBF às Federações estaduais em novembro de 2015: 

"Informamos que os clubes que obtiverem classificação para disputar a Série D de 2016 também serão os representantes das suas respectivas federações na edição de 2017, podendo, no entanto, ser realizado um torneio seletivo, no segundo semestre de 2016, pelas federações de tenham direito a uma vaga, para definição do seu clube classificado para 2017. As federações que tenham direito a duas vagas poderão utilizar o Torneio Seletivo para indicar seu segundo representante na edição de 2017.
Na hipótese da concessão de vaga via Torneio Seletivo, esse torneio necessariamente deverá ser disputado por um número mínimo de quatro clubes e todos os participantes devem pertencer à 1ª Divisão de Profissionais no ano anterior ao campeonato que se destina a vaga.
O prazo final para definição dos representantes de cada federação para a edição de 2017 é 31/10/16.
A partir de 2017 os clubes classificados pelos seus estaduais ou seletivos em um determinado ano disputarão o Campeonato da Série D do ano seguinte."

Por tanto, a conquista além de garantir calendário para este ano e o ano seguinte, ainda permite tempo para que haja planejamento.


NOTA DE EDIÇÃO: A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL ANUNCIOU NA NOITE DE ONTEM, 14/03/16 ,APÓS A PUBLICAÇÃO DESTE ARTIGO, QUE A "SÉRIE D" AGORA CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DE 48 TIMES, E NÃO MAIS 40. SENDO 02 VAGAS RESERVADAS AO PARÁ.
AS VAGAS GARANTIDAS PELO REBAIXAMENTO NÃO ENTRAM NESTA CONTAGEM. ASSIM, O PARÁ TERÁ 03 REPRESENTANTES NA COMPETIÇÃO: DOIS GARANTIDOS PELA TABELA DE CLASSIFICAÇÃO E O ÁGUIA DE MARABÁ.
COM ESTA ALTERAÇÃO A DISPUTA GANHA NOVOS ARES E DÁ NOVO FÔLEGO AS EQUIPES QUE PLEITEIAM  PARTICIPAR DA COMPETIÇÃO EM 2016 E 2017.
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Inscreva-se

Translate

Tecnologia do Blogger.